Bem-vindos à Newsletter 06 de O Adivinhador!
Olá, educadores!
Nesta edição, convidamos você a levar seus alunos para dentro da história de O Adivinhador de uma forma completamente interativa e imersiva com a oficina RPG Literário: a jornada de Bernardo. Prepare-se para uma aventura onde seus alunos vivenciarão dilemas éticos, desenvolverão o pensamento crítico e aprimorarão o trabalho em equipe, tudo isso enquanto interpretam as escolhas do nosso querido protagonista!
Duração: 50 minutos de muita imersão e aprendizado colaborativo!
Por que essa oficina é poderosa?
Inspirada nas complexas decisões que Bernardo enfrenta em sua jornada, esta oficina é uma ferramenta dinâmica para:
🧏🏻♀️Vivenciar dilemas éticos: permitir que os alunos explorem consequências de suas escolhas em um ambiente seguro.
🧏♂️Estimular pensamento crítico: desenvolver a capacidade de analisar situações complexas e tomar decisões informadas.
🧏🏻♀️ Fomentar o trabalho em equipe: promover a colaboração para encontrar soluções criativas e coletivas.
🧏🏽Desenvolver empatia: colocar-se no lugar de Bernardo e de outros personagens, entendendo suas motivações e desafios.
O Adivinhador na Prática: Passo a Passo (50 minutos) 👣👣👣
Materiais necessários:
Cartões contendo os dilemas (veja exemplos abaixo).
Folhas de papel para cada grupo anotar suas decisões e justificativas.
(Opcional) Uma folha de perfil simples para cada grupo preencher com os "Aspectos do Bernardo".
1️⃣ Introdução ao RPG: "Você é Bernardo!" (10 minutos)
Convite à aventura: comece explicando o que é um RPG (Role-Playing Game), onde os participantes assumem o papel de personagens e tomam decisões. "Hoje, vocês não serão apenas leitores de 'O Adivinhador', vocês serão Bernardo! Vocês entrarão na mente dele para resolver dilemas grandiosos, porque grandes escolhas exigem pensamentos colaborativos!"
O desafio: apresente a ideia de que eles formarão "um Bernardo coletivo" e, juntos, deverão decidir como o protagonista agiria em diferentes situações inspiradas no livro.
2️⃣ Formação dos Grupos e Criação de Perfis (15 minutos)
Montando o time: divida a turma em grupos (4-5 alunos).
Definindo "seu Bernardo": peça a cada grupo que decida as características do "Bernardo" que eles irão interpretar. Incentive-os a pensar em:
Sua maior prioridade (ex: ajudar os outros, proteger amigos, buscar a verdade).
Seus valores principais (ex: coragem, justiça, discrição, compaixão).
Seu maior medo (ex: falhar, ser excluído, cometer injustiças).
Esses aspectos guiarão suas decisões.
3️⃣ Cenários e Tomada de Decisão (20 minutos)
Os dilemas: apresente um ou dois cenários éticos inspirados no livro ou em sua temática. Leia o cenário em voz alta para todos.
🙂 Cenário 1: "O Segredo Revelado"
Bernardo prevê que um amigo próximo está prestes a cometer um erro grave que terá grandes consequências para sua família. Ele deve intervir, mesmo que isso signifique revelar seu dom ou quebrar a confiança.
Opções: contar ao amigo diretamente / Contar aos pais do amigo anonimamente / Deixar que ele aprenda com o erro.
🙂🙂 Cenário 2: "O Talento e a Pressão"
Bernardo é convidado a usar seu dom para um fim que não considera ético, mas que traria muitos benefícios para sua família. Ele aceita e tenta desviar o objetivo? Recusa e arrisca a situação financeira familiar?
Opções: aceitar e tentar mudar a situação por dentro / Recusar de imediato, explicando os motivos / Aceitar, mas tentar sabotar o plano.
Debate em grupo: em cada cenário, os grupos debatem qual seria a ação do "seu Bernardo" e como justificá-la, alinhando com os aspectos que definiram no início. Circule pela sala para orientar e instigar a reflexão.
4️⃣ Conclusão e Reflexão Final (5 minutos)
Decisões que marcam: peça a um ou dois grupos (se o tempo permitir) para compartilhar a decisão de seu "Bernardo" e a justificativa.
Para a vida: finalize a oficina conectando as escolhas do RPG com a vida real: "Como as escolhas que vocês fizeram no jogo se aplicam às decisões que tomamos no dia a dia? Lembrem-se que, assim como Bernardo, nossas decisões moldam nosso futuro e o mundo à nossa volta."
Leitura essencial e vantagem para sua escola!
Para que essa oficina atinja seu potencial máximo, é fundamental que os alunos leiam "O Adivinhador" previamente. A compreensão dos dilemas de Bernardo e as nuances de suas escolhas são o ponto de partida para uma experiência de RPG rica e significativa.
Para escolas que desejam adotar "O Adivinhador" em suas turmas, a SMA2 Editora oferece um preço especial de compra! Não perca a oportunidade de trazer esta obra inspiradora e suas oficinas para transformar o Projeto de Vida dos seus alunos.
Queremos ouvir você!
Qual foi o dilema mais desafiador que seus alunos já enfrentaram? Compartilhe suas experiências e observações respondendo a este e-mail!
Equipe SMA2 Editora
O Adivinhador
